De Mãos Dadas Com Sua Beleza E Bem Estar

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Depilação na história

Depilação na história

Sabe-se que os indesejados pêlos há muito tempo são incômodos e indesejados pelas mulheres. Desde 2000 A.C, na Grécia antiga, o público feminino vem tentando se livrar dos “malditos cabelos” .

Inicialmente a preocupação era com a aptidão sexual. As mulheres temiam que os homens não as desejassem se estivessem “peludas”. Elas arrancavam os pêlos com as próprias mãos ou queimavam-nos com cinzas quentes. UAU!

Foi no século XX que a depilação foi tomada como medida de higiene. Inicialmente se depilava apenas as pernas e no início da segunda metade do século a grande conquista foi a depilação pubiana e das axilas.

Finalmente a adesão passa a ser total, estamos lizinhas sem pêlos e até os homens têm aderido a tal dor inevitável. O crescimento deste público nos últimos anos foi de 80%, o que significa que a dorzinha vale muito a pena.

Passo a passo para depilação

  • Ficha de anamnese ( entrevistar a cliente principalmente para saber se ela já apresentou um antecedente alérgico com algum tipo de cera).

  • Higienizar o local com loção anti-séptica e aplicar um talco para facilitar o procedimento.
  • Aplicar a cera acompanhando o crescimento do pelo
  • Firmar a pele e puxar ao contrário do crescimento do pelo
  • Finalizar com um gel calmante.

Dicas importantes

Para quem pretende se depilar, a recomendação é não passar cremes, óleos ou hidratantes na face ou no corpo. A cera não adere na pele úmida. O pêlo tem que estar um pouco fora da pele, cerca de três milímetros, o suficiente para a cera conseguir grudar e puxar pela raiz. As pessoas que estão fazendo tratamento com ácido não devem se submeter à depilação a cera. A técnica deixa a pele muito sensível e o resultado com o ácido seria desastroso. Além do ácido, não é recomendado também a depilação para quem tem machucados, marcas de cirurgia recentes e problemas de pele, como inflamação nos poros.

Após a depilação deve evitar o sol, calor e vapor quente excessivo. A retirada dos pêlos com a técnica da cera quente ou tépida retira a primeira camada protetora da pele, a deixando mais sensível e com os poros abertos. A falta de proteção cutânea facilita queimaduras, e pode causar manchas no local.

Também não se devem usar produtos a base de álcool, como desodorantes, após a depilação. O ideal é que se aplique um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar possíveis irritações. Além dessas dicas, o uso de gel com azuleno é bem vindo para prevenir pêlos encravados.

Boa sorte.

Nenhum comentário: